(48) 3226-4305 / 3226-6964

contato@madeireiralokal.com.br

Televendas: (48) 3226-4305 / 3226-6964

contato@madeireiralokal.com.br

Hierarquia dos Artigos
Início dos Artigos » Blog Lokal Madeiras » Madeira de Demolição: 7 dicas de utilização e principais vantagens
Madeira de Demolição: 7 dicas de utilização e principais vantagens

https://oldtexaswood.com/eng/wp-content/uploads/2015/01/image1.jpg

 

O apelo pela reutilização de materiais ou utilização de materiais reciclados é crescente. A madeira de demolição ganha destaque no ramo da construção e decoração quando o assunto é reutilização.

 

Apesar de ser um produto, que a princípio, seria descartado ganha mais valor a cada dia. As opções de reutilização da madeira de demolição são inúmeras e fica a cargo da criatividade e conhecimento técnico do profissional encontrar o lugar adequado para emprega este material.

 

Por muitos anos a madeira era considerada um material abundante, não existia preocupação alguma com a questão do desmatamento. Entretanto, com o despertar de uma consciência mais ecológica, o uso da madeira ficou restrito. Não só pela criação de leis ou restrições, mas pelo alto custo que a madeira hoje representa na construção civil.

 

Além da construção civil, encontrar um bom móvel de madeira maciça é raridade no mercado. Boa parte dos móveis são fabricados com MDF, aglomerado, MDP, OSB ou compensado. Todos são painéis fabricado industrialmente e não garantem a mesma qualidade de uma peça de madeira maciça.

 

É importante estar atento a um detalhe, como a madeira de demolição é um material de difícil acesso, é desenvolvido por diversas empresas um processo de envelhecimento da madeira. Ou seja, utiliza-se peças novas e confere a elas um aspecto envelhecido. A aparência fica muito boa, entretanto perde o cunho ecológico de reutilização.

 

Encontrar este tipo de material não é tarefa fácil, principalmente se seu desejo é não comprar de um vendedor especializado.

 

O primeiro lugar que você pode encontrar madeira de demolição é em obras de demolição de casas e casarões antigos. É certo que nestas obras de demolição você encontrará peças de madeira em bom estado de conservação. Você deve ficar atento à madeira utilizada na estrutura do telhado, nos esteios da edificação e na madeira utilizada em esquadrias, como portas e janelas. Tudo pode ser reaproveitado, desde que esteja em bom estado de conservação.

 

A questão é que encontrar este tipo de demolição em grandes centros urbanos é um desafio. Já no interior você encontra com mais facilidade. Além disso, diversas empresas e outros profissionais já sondam estas obras e acertam a aquisição da madeira antes mesmo do casarão ser demolido. É uma opção difícil, mas muito compensadora.

 

Uma outra opção é comprar batentes de ferrovia que estão sendo descartados. Para que mora próximo a ferrovias ou pátios de manutenção é uma excelente opção. Os batentes são de madeira de excelente qualidade e as possibilidades de utilização são inúmeras.

 

Caso você não consiga comprar direto da pessoa que está descartando a madeira a forma mais simples é recorrer às empresas especializadas. Hoje existem diversas empresas que vendem as peças de madeira de demolição e também empresas que já vendem o móvel pronto.

 

7 Formas de utilizar em sua casa


1 – Como parte da estrutura:

 

É possível reutilizar as peças de madeira como parte de uma nova estrutura. Para isto, é importante verificar o perfeito estado de conservação da madeira.

 

Ela pode ser utilizada como esteio, madres ou frechais. Também pode ser adotada nas peças do telhado, como caibros, cumeeiras, tirantes ou ripas. São diversas as opções de utilização.


2 – Nas esquadrias:

 

A madeira também pode ser utilizada em esquadrias, como portas e janelas. As próprias portas e janelas podem ser fabricadas com este material. Também pode ser utilizada simplesmente nos marcos das portas ou nos batentes das janelas.

 

3 – Móveis:

 

Outra boa opção é utilizar a madeira na confecção de móveis. Neste caso é necessário um bom trabalho de marcenaria para aproveita ao máximo todas as possibilidades que a madeira poderá proporcionar.

 

É comum utilizar a madeira de demolição na confecção de painéis decorativos, mesas, escrivaninhas, cadeiras, bancos, entre tantas opções.

 

4 – Pergolado:

 

O pergolado é outro ponto forte para a reutilização da madeira. Por se tratar de um elemento, na maioria dos casos, com função apenas estética pode aproveitar ao máximo o potencial deste tipo de madeira.

 

5 – Jardins suspensos ou verticais:

 

Outra opção de utilização é na estrutura de jardins suspensos ou verticais. Traz um aspecto muito agradável à construção e com um bom marceneiro são inúmeras possibilidades de um bom jardim.

 

6 – Pisos e revestimentos:

 

Também é possível utilizar este tipo de madeira na execução de pisos e revestimento de paredes.

 

Cria um aspecto rústico e acolhedor para a residência, além de ser um material muito resistente e de excelente qualidade para ser utilizado em revestimentos.


7 – Obras de arte:

 

A madeira também pode ser utilizada na criação de obras de arte. Desde grandes elementos ou pequenas peças para decoração do interior de residências.

 

Muitas vezes, as sobras da madeira são utilizadas para confeccionar pequenas peças de decoração para residências.

 

Principais vantagens

 

A utilização da madeira de demolição possui vantagens importantes, que devem ser destacadas:

 

Apelo ecológico: com a utilização deste tipo de madeira evita que o material seja descartado em aterros sanitários e colabora na redução do consumo de madeira convencional oriunda do corte de novas árvores;

 

Material nobre: grande parte da madeira de demolição é um material nobre. São peças de alta qualidade e boa resistência;

 

Sofisticação: a reutilização deste tipo de madeira é hoje uma opção de luxo e sofisticação;

 

Material estável: por ter sido exposto anteriormente a intempéries, este tipo de madeira já não corre tanto o risco de trincas, empenamentos ou deformações.

 

Considerações Finais

 

Este tipo de madeira é uma excelente opção para a sua casa. Que seja na construção, no desenvolvimento dos móveis ou até mesmo nos elementos de decoração, é sempre possível reutilizar a madeira de antigas construções.

 

Caso você não tenha condições de adquirir a peça em seu estado original o melhor é encontrar um fornecedor especializado e garantir uma boa madeira para a utilização que você deseja.

 

Não deixe de compartilhar este material com seus amigos, você pode colaborar com outras pessoas. Ainda está com alguma dúvida é só deixar aqui nos comentários.

http://engenhariaconcreta.com/madeira-de-demolicao-7-dicas-de-utilizacao-e-principais-vantagens/

Home | Quem Somos | Produtos | Ambiental | Tipos Madeira | Blog | Orçamento | Mapa do Site

Madeireira Lokal © 2014 - 2019. CNPJ: 85.340.602/0001-40. Todos os direitos reservados.

Rodovia SC 405, 590, Km 01, Rio Tavares, Florianópolis-SC. CEP: 88.048-000. Fone: (48) 3226-4305 / 3226-6964. Horário: Seg-Sex. das 07:30hs - 12:00hs / 13:30hs - 18:00hs

site desenvolvido por www.wsdbrasil.com.br

Powered by PHP-Fusion copyright © 2002 - 2019 by Nick Jones. Released as free software without warranties under GNU Affero GPL v3.