(48) 3226-4305 / 3226-6964

contato@madeireiralokal.com.br

Televendas: (48) 3226-4305 / 3226-6964

contato@madeireiralokal.com.br

Hierarquia dos Artigos
Início dos Artigos » Blog Lokal Madeiras » Madeira de Demolição – Curiosidades, vantagens e conservação
Madeira de Demolição – Curiosidades, vantagens e conservação

https://s-media-cache-ak0.pinimg.com/736x/57/64/15/576415a9c64bf50bdf52f234d89d46cd--natural-wood-furniture-wood-bedroom-furniture.jpg

 

Curiosidades

A madeira de demolição pode ser utilizada tanto na sua forma rústica (apenas aparelhada), como também com acabamento superficial de verniz ou cera. Os dois últimos dão um aspecto um pouco mais sofisticado à madeira, mas tiram o seu aspecto característico.

Uma curiosidade interessante, é que devido a crescente demanda por esse material e consequentemente sua escassez no mercado e elevação de seu preço, surgiu uma alternativa interessante para atender os consumidores: tratamento e envelhecimento artificial. Através de banhos químicos, “apodrecimento” da madeira e exposições ao tempo controladas, em curto espaço de tempo tem-se uma madeira bruta com os mesmos aspectos da madeira de demolição tradicional, que demorou anos para adquirir seu aspecto característico.

Em convergência com a onda ecológica da madeira de demolição natural, temos também a ecomadeira, que imita os acabamentos da madeira natural. Fabricado a partir da reciclagem do plástico, esse material é bem versátil e pode ser utilizado da mesma maneira da madeira natural: pregado, parafusado, rebitado ou colado.

Vantagens

A primeira vantagem de utilizar-se da madeira de demolição é o grande apelo ecológico que ela traz. Hoje em dia existe um grande movimento mundial para redução de tudo aquilo que agride o meio ambiente. A reutilização de uma madeira que até então não serviria para nada, converge totalmente com esse ideal.

Outro benefício é a utilização de madeira de lei, muitas vezes nobre e que não está mais a disposição no mercado, devido ao risco de extinção das espécies. Além de nobre, a madeira de demolição possui um acabamento único em cada peça, devido à exposição ímpar ao tempo e os efeitos que as intempéries nela causaram.

Nas ecomadeiras ou madeiras artificiais, além do apelo sustentável, temos também as grandes possibilidades de trabalho com esse material. Resistente a poeira, umidade, calor, tempo e podendo ser utilizada diretamente no solo (por não criar mofo e outros tipos de fungo), sua versatilidade é um ponto fortíssimo.

Conservação e cuidados

Se você possui móveis feitos com madeira de demolição natural, deve-se ter alguns cuidados básicos: caso seu móvel seja envernizado, não é aconselhável a utilização perto de áreas molhadas, que podem agredir a cera ou a seladora. Um simples copo com água pode manchar para sempre a madeira.

A conservação é muito simples também: para acabamentos rústicos não se deve utilizar produtos químicos à venda no mercado. Os mesmos podem agredir a madeira, descaracterizando-a totalmente. Utilize apenas palha de aço de tempos em tempos (como uma lixa mesmo, de forma suave) e depois aplique se quiser cera de carnaúba por até 2 horas. Caso seu móvel tenha tratamento superficial, apenas um pano seco ou espanador são suficientes. No caso das ecomadeiras, não há problemas com a limpeza tradicional como panos úmidos e outros, pois as mesmas não absorvem umidade.


http://www.bristolmoveis.com.br/1/?p=516

Home | Quem Somos | Produtos | Ambiental | Tipos Madeira | Blog | Orçamento | Mapa do Site

Madeireira Lokal © 2014 - 2020. CNPJ: 85.340.602/0001-40. Todos os direitos reservados.

Rodovia SC 405, 590, Km 01, Rio Tavares, Florianópolis-SC. CEP: 88.048-000. Fone: (48) 3226-4305 / 3226-6964. Horário: Seg-Sex. das 07:30hs - 12:00hs / 13:30hs - 18:00hs

site desenvolvido por www.wsdbrasil.com.br

Powered by PHP-Fusion copyright © 2002 - 2020 by Nick Jones. Released as free software without warranties under GNU Affero GPL v3.