(48) 3226-4305 / 3226-6964
(48) 99190-0584 / (48) 99931-3355

contato@madeireiralokal.com.br

(48) 3226-4305 / 3226-6964
(48) 99190-0584 / (48) 99931-3355

contato@madeireiralokal.com.br

Hierarquia dos Artigos
Início dos Artigos » Blog Lokal Madeiras » Cuidados com a madeira no inverno
Cuidados com a madeira no inverno

https://static.independent.co.uk/2021/03/08/19/food-board-1ee7a890-7acc-11eb-a976-c028a4215c78.jpg?width=982&height=726&auto=webp&quality=75

 

A madeira é um elemento vivo! Sendo assim, ela sofre com as mudanças das estações do ano. O inverno é uma estação muito delicada para os móveis de madeira. Devido as variações de temperatura e umidade, encolhimentos e dilatações podem comprometer os acabamentos e os encaixes. Apesar disso, o inverno é também uma das melhores épocas de realizar a manutenção dos móveis e artigos de madeira da casa – como portas e janelas. Veja detalhes a seguir de como cuidar da madeira nesta época.

O inverno

Devido a combinação de ar seco, frio e também o uso de aquecedores, a madeira durante o inverno passa por constantes variações de umidade e temperatura. Como consequência, o material “trabalha” e resseca mais que o normal, podendo ficar comprometido. Contudo - e justamente por isso - o ideal é aproveitar essa época para fazer reparos nas paredes, portas e móveis de madeira da sua casa.

Período ideal para manutenção da madeira

A madeira traz beleza e a sensação de acolhimento e conforto aos ambientes. Por isso, costuma ser muito utilizada, especialmente nas casas de inverno – pois também proporciona excelente conforto térmico. Ao contrário do que muita gente imagina, a manutenção da madeira é simples e não necessita de mão de obra especializada. Porém, por ser um material orgânico, a madeira facilita a proliferação de microorganismos como fungos e algas. Além de deformar e trabalhar, movimentando-se. Por isso, a proteção a este tipo de superfície é extremamente importante e indispensável. E o outono e o inverno são as épocas ideias para sua manutenção anual, o clima mais seco auxilia na secagem e acabamento correto do verniz.

Cuidados

Primeiramente é interessante proteger os objetos de madeira de condições climáticas adversas, para que não sofram grandes deformações físicas. Com as intempéries, móveis desse material correm risco de perder sua cor original, danificar as fibras, sofrer com o ressecamento, etc. A madeira também pode inchar com água e umidade, o que contribui para a sua decomposição, bem como para a formação de fungos. Sendo assim, se for possível, cubra os móveis de madeira que ficam na área externa. Esse é um cuidado importante para proteção dos mesmos. Além disso, realize uma limpeza com panos secos, aspiradores e vassouras, para evitar que o pó se acumule nos móveis de madeira. Um pano úmido pode danificar a madeira, logo, quanto menos umidade, melhor. Espanadores podem levantar a poeira e fazer mal para a saúde, prejudicando as pessoas com problemas respiratórios. Um pano seco ou levemente úmido é a melhor opção. É importante que os móveis fiquem em ambientes arejados, especialmente após a limpeza.

Pintura

O cuidado mais importante na preservação dos móveis de madeira é, certamente, manter a pintura em dia. A tinta forma uma camada resistente e à prova de água, contribuindo para evitar os efeitos da umidade e o surgimento de pragas nas peças. Eventualmente, as camadas de tinta perdem sua capacidade de vedação ao longo do tempo, e uma pintura nova é necessária para seu selamento. Portanto, deve-se realizar sempre a manutenção da pintura dos móveis e elementos deste material.  Da mesma forma, a manutenção regular nos parafusos, dobradiças e portas pode economizar reparos e manter a peça durante um longo período de tempo.

Produtos Específicos

Através experiência, o dono perceberá quais produtos funcionam melhor com seus objetos de madeira. Entretanto, a regra essencial é: nunca use produtos abrasivos ou outros itens que possam arranhar o mobiliário (como sabão e esponjas de aço, por exemplo). Móveis de madeira devem ser limpos semanalmente para alongar sua vida útil. É preferível optar por marcas que não contenham silicone ou álcool. Sempre use produtos específicos destinados ao uso na madeira.

Verniz ou stain?

Para realizar a manutenção, muitas pessoas ficam em dúvidas de qual produto escolher. O stain não cobre os poros da madeira e permite que toda a água que penetra saia na forma de vapor. A película de proteção é bem fina e penetra as fibras da madeira. Os aspectos naturais ficam preservados em seus movimentos, texturas e relevos. Durante a reaplicação não é necessário remover a camada antiga, bastando um leve lixamento. O verniz não penetra na fibra da madeira. Ele cria uma camada protetora que recobre os poros, dá mais brilho e protege a peça dos efeitos da exposição ao tempo. O verniz é vendido em várias marcas e modelos, de acordo com o ambiente e suas preferências. A reaplicação deve ser feita entre 1 e 2 anos, a depender da exposição ao sol e intempéries.

 

https://www.tasselo.com.br/cuidados-com-a-madeira-no-inverno

Home | Quem Somos | Produtos | Ambiental | Tipos Madeira | Blog | Orçamento | Mapa do Site

Madeireira Lokal © 2014 - 2021. CNPJ: 85.340.602/0001-40. Todos os direitos reservados.

Rodovia SC 405, 590, Km 01, Rio Tavares, Florianópolis-SC. CEP: 88.048-000. Fone: (48) 3226-4305 / 3226-6964. Horário: Seg-Sex. das 07:30hs - 12:00hs / 13:30hs - 18:00hs

site desenvolvido por www.wsdbrasil.com.br

Powered by PHP-Fusion copyright © 2002 - 2021 by Nick Jones. Released as free software without warranties under GNU Affero GPL v3.