(48) 3226-4305 / 3226-6964

contato@madeireiralokal.com.br

Televendas: (48) 3226-4305 / 3226-6964

contato@madeireiralokal.com.br

Hierarquia dos Artigos
Início dos Artigos » Blog Lokal Madeiras » Qual a melhor madeira para móveis?
Qual a melhor madeira para móveis?

 

Qual a melhor madeira para móveis? 

Sabemos que o design é uma das primeiras características avaliadas durante a compra de móveis. Entretanto, ainda que a aparência de um modelo conte muito na hora da revenda, sozinha ela não garante a satisfação do cliente. 

Para isso, é preciso que lojistas também se preocupem com a qualidade do material usado em cada peça.

Na decoração de interiores, madeira é sinônimo de sofisticação e bom gosto. De acordo com um estudo feito há alguns anos pelo BNDES, os móveis de madeira são, em larga medida, os mais consumidos no Brasil em todas as classes sociais.

Entretanto, o sucesso nas vendas está diretamente ligado à escolha da melhor madeira para móveis. Como produto de sua diversidade biológica, a madeira tem uma variedade imensa de cores e texturas. Cada espécie é adequada à fabricação de um produto específico ou para uma utilização exata.

Dessa forma, assim como outros materiais, a madeira também pode ser encontrada em diferentes tamanhos, formatos e composições. As opções variam de acordo com a espécie e permitem a obtenção de móveis fabricados com madeira de lei, placas de madeira reconstituída ou madeira de reaproveitamento.

Madeira maciça
É um tipo de madeira trabalhado em seu estado puro, ou seja, sem a interferência de outros produtos e fibras sintéticas. A madeira maciça é de alta qualidade e muito usada na fabricação de mobiliários com estilo rústico e colonial. Algumas das espécies mais usadas no mercado:

Mogno
Madeira considerada nobre e sofisticada. Sua cor varia do castanho avermelhado vibrante ao rosado, detalhe que a torna inconfundível. De alta estabilidade, durabilidade e fácil de ser trabalhado, o mogno também é bastante resistente à ação de fungos e cupins.

Essa madeira, muito presente no sul do Pará, é bastante procurada para a fabricação de estantes, cadeiras, mesas e bases de sofá, sempre identificada como uma ótima madeira para móveis de alto padrão.

Por se tratar de uma das espécies atualmente ameaçadas de extinção, a extração do mogno é cercada de regras rígidas. Essas restrições fizeram com que a maioria dos materiais comercializados sob a marca “padrão mogno” fossem compostos por madeiras de outras espécies, revestidos, ao fim, por uma generosa camada dessa espécie nobre.

Itaúba
Madeira muito presente nos trópicos (sobretudo no Norte no Brasil), essa espécie é altamente resistente ao ataque de organismos. A secagem deve ser natural, uma vez que a secagem artificial pode facilitar o aparecimento de rachaduras ao longo do uso.

Cumaru
Trata-se da melhor madeira para móveis no quesito resistência (tanto ao desgaste por cupins quanto à umidade). Entretanto, é difícil de ser trabalhada. A rigidez dessa madeira muito encontrada no Norte do país explica por que seu uso é mais restrito à fabricação de pisos.

A robustez torna essa madeira mais adequada à decoração de ambientes rústicos ou industriais. Apesar de seu aspecto mais “imperial”, pode ser usado para móveis de sala (como racks e estantes), especialmente em locais onde há predominância das cores marrom e verde, situações em que a madeira de cumaru destaca o aspecto vivo da natureza.

Carvalho Americano
Madeira dura e de moderada durabilidade; apesar da sua rigidez, é considerada fácil de ser trabalhada, mas de difícil secagem. Consegue juntar simplicidade e elegância em uma única peça, o que justifica a razão pela qual as mesas de centro de carvalho fazem tanto sucesso no mercado. Marrom, bege, castanho e mel estão entre suas principais tonalidades.

Apesar de sua beleza, esse material não possui grande resistência a insetos. Se não houver um cuidado especial, a madeira pode apresentar, no médio prazo, fendas e deformações.

Para ampliar a durabilidade dos móveis em carvalho americano, é preciso ter atenção para movimentá-los, levantando as peças em vez de arrastá-las. Mantenha esses móveis também longe do calor ou de panelas quentes.

Todas essas orientações devem ser transmitidas também aos clientes de sua loja de móveis.

Cedro
Sua tonalidade marrom avermelhada transborda uma atmosfera de conforto ao local, por isso, é excelente para móveis de sala. É uma madeira versátil, fácil de serrar, lixar e parafusar, o que também facilita o processo de montagem.

Comum na América do Sul, essa madeira é marcada pela pouca permeabilidade e secagem rápida. Sua resistência ao ataque de insetos e microrganismos é considerada média.

Com relação aos cuidados com o material, basta lembrar que a aplicação de vernizes ou selantes transparentes são ótimas estratégias para proteger o cedro da umidade e aumentar sua vida útil.

É possível também fazer um tratamento na peça com óleo de cedro, no intuito de ressaltar sua luminosidade. Sua limpeza deve ser feita com flanela seca. Oriente seus funcionários sobre esses procedimentos para tornar seus móveis mais atraentes, aumentando o giro dos estoques.

Pinus
Material de reflorestamento (o que torna essa a melhor madeira para móveis do ponto de vista ambiental), macia ao corte e de textura fina. É resistente, durável, de alta qualidade e chama atenção por sua tonalidade clara. Perfeita para compor o visual de salas de estar, com de racks, estantes e prateleiras. Sua cor suave é excelente para montar tendências clássicas ou retrô.

Os colaboradores de sua loja de móveis nunca devem usar abrasivos na limpeza das peças. Esta deve ser feita com pano macio e água com sabão neutro, a fim de não tornar a cor do material opaca ao longo do tempo.

Pinho
Assim como o cumaru, tem aspecto rústico e, portanto, está muito mais associado à natureza do que à modernidade. É um material resistente, mas que não está livre de sofrer arranhões, o que significa que deve ser tomado todo o cuidado no uso de materiais de limpeza, a fim de não retirar sua cor e textura naturais.

Embora valorizado pela beleza e durabilidade, o material na forma maciça tem um custo mais alto quando comparado com outros tipos de madeira. É por isso que a opção tem indicação para quem realmente deseja uma peça que possa ser aproveitada no mesmo ambiente por longos anos.

O acabamento rústico e sólido da madeira maciça também deve ser considerado na hora da compra, afinal, é um detalhe que interfere na estética do mobiliário. Pense que, para algumas pessoas, o peso e a dureza da madeira maciça se tornam pontos negativos quando comprometem a mobilidade da peça.

Madeira de demolição
A madeira de demolição é aquela extraída de peças prontas ou de elementos presentes em construções antigas. Muitas pessoas ainda têm receio com esse tipo de material por acharem que é defeituoso/de má qualidade. Aqui, cabe ressaltar que toda madeira de demolição é submetida a um tratamento industrial antes de ser reutilizada.

Apesar de ser valorizado em projetos de visual rústico, esse tipo de material nem sempre agrada a todos os gostos. Por não ser considerada a melhor madeira para móveis, caso você considere incluí-la na revenda, pesquise um pouco sobre as preferências do público-alvo para saber se haverá demanda suficiente para comercializar móveis de madeira de demolição.

Madeira MDF
A madeira MDF é uma placa de fibra de média densidade. Obtida a partir da aglutinação de fibras de madeira e resina sintética, esse material é geralmente utilizado na fabricação de peças que exijam detalhes em cortes, relevo e entalhamento.

Seu processo de fabricação envolve o uso de resinas e aditivos para formar uma sucessão de chapas de fibra de madeira, as quais são coladas umas sobre as outras e fixadas por pressão.

Com aspecto homogêneo e textura suave, esse material tem ótima variedade de acabamentos (brilhante, acetinado fosco, madeirado), é bastante maleável, além de ser ecologicamente correto.

A flexibilidade do MDF é uma característica muito bem vista por lojistas porque permite a criação de móveis diferenciados sem comprometer o aspecto liso e uniforme do acabamento. Considerada material durável, a madeira MDF é ideal para compor peças com design diferenciado e um preço acessível.

 

http://blog.lineabrasil.com.br/tipos-de-madeira-para-moveis-como-escolher-para-o-sucesso-da-revenda/

Home | Quem Somos | Produtos | Ambiental | Tipos Madeira | Blog | Orçamento | Mapa do Site

Madeireira Lokal © 2014 - 2020. CNPJ: 85.340.602/0001-40. Todos os direitos reservados.

Rodovia SC 405, 590, Km 01, Rio Tavares, Florianópolis-SC. CEP: 88.048-000. Fone: (48) 3226-4305 / 3226-6964. Horário: Seg-Sex. das 07:30hs - 12:00hs / 13:30hs - 18:00hs

site desenvolvido por www.wsdbrasil.com.br

Powered by PHP-Fusion copyright © 2002 - 2020 by Nick Jones. Released as free software without warranties under GNU Affero GPL v3.